Professor Marcio Santos

Técnicas e Dicas de Estudo

FACULDADE DE DIREITO EAD EXISTE? A BOMBA SOBRE DIREITO A DISTÂNCIA

Faculdade de Direito EaD existe? Bom, na prática, antes não existia, mas o MEC liberou, no início de Agosto de 2021 a possibilidade de estudantes cursarem uma faculdade de direito a distância. Se isso é bom ou ruim… a gente vai discutir neste vídeo.

A onda das faculdades EaD está só crescendo e as instituições de ensino estão a cada dia querendo abocanhar uma parcela ainda maior deste mercado.

Mas alguns cursos são mais complicados de adotarem o padrão virtual por precisarem de práticas presenciais para uma formação completa do aluno e futuro profissional. Um desses cursos é o curso de Direito.

A faculdade envia um processo ao MEC pedindo o credenciamento do curso
Dpeois ocorre uma Visita do MEC (INEP) às instituições físicas da faculdade
Ocorre uma Análise das condições da instituição em manter o curso na modalidade EaD
Por fim, ocorre a Aprovação ou reprovação de abertura do curso EaD na institução

SOBRE OS PRÓS e CONTRAS DO CURSO DE DIREITO EAD:
Alguns juristas são favoráveis, já outros, (inclusive professores universitários e a própria OAB), são contra. Quem é contra, afirma que a qualidade do curso de direito vai cair, caso esteja na modalidade 100% virtual (EaD).

Eles afirmam que algumas Atividades específicas requerem aula presencial
Nesta briga de cachorro grande, a OAB já se posicionou veementemente CONTRA e até apresentou alguns dados. Eles disseram que:
Existem, no Brasil atualmente, quase 2 mil cursos de Direito
Isso significa um montante de 350 mil vagas anuais.
O Brasil é um dos países com mais advogados no mundo (ao todo, 1.2 milhões de profissionais do ramo);
O que simboliza 1 advogado para cada 174 habitantes!;
A OAB afirma ainda que os cursos de direito EAD vão acabar EXPANDINDO esses números – e é verdade, vai mesmo! E já prevendo os rumos que isso ia tomar, a OAB em 2020 pediu a suspensão de novos cursos no formato presencial ou EaD, mas o STF negou o pedido. É isso mesmo! A OAB queria que nenhuma nova faculdade pudesse abrir novos cursos de direito.

Que tal a gente entender um pouco mais sobre O CENÁRIO DO EAD NO BRASIL?

Primeiramente: A pandemia mostrou que é possível sim, fazer um curso de graduação EaD, desde que haja as condições mínimas para um acompanhamento saudável… isso inclui: internet de qualidade (coisa que no Brasil é algo bastante questionável), capacidade técnica dos alunos E PROFESSORES (sim, pois tem professor que na sala de aula domina tudo, mas no modo virtual, fica mais perdido que o Julius em um restaurante caro);

Tem também a facilidade no transporte (não existe transporte) Isso acaba gerando economia de tempo e dinheiro!

O que atrapalha mesmo uma faculdade EaD, em minha opinião, são mais aqueles momentos que é necessário ter algo prático (enfermagem, educação física, por exemplo)… a informalidade dos alunos no horário de aula… e as presenças… porque o aluno logado na aula nem sempre está, de fato, na aula… e tudo isso acaba culminando na queda de desempenho.

E aí fica a pergunta: Estamos prontos para um cenário de juristas formados em faculdades 100% virtuais?

Com a publicação da liberação, as faculdades já podem abrir processo seletivo para faculdade de Direito EaD. Isso significa que se você tiver interesse em fazer um Curso de direito EaD em 2022, um Curso de direito EaD em 2023, já vai se preparando! Ah, mas só lembrando que no caso de cursos de direito 100% EaD, os processos seletivos são correntes, ou seja, você até pode ingressar em qualquer mês do ano, desde que faça o vestibular e tal…

Mas enfim, pra fechar esse assunto: Se hoje alguém me perguntasse: “faculdade de direito EaD vale a pena?”, sinceramente eu não saberia responder. Outros cursos – principalmente da área de exatas – funcionam bem neste formato… só posso afirmar isso… já os cursos de direito EaD, com o esforço, empenho e dedicação tanto dos alunos, quanto dos professores e das instituições, tendem a funcionar.

Assista a este conteúdo no Youtube: FACULDADE DE DIREITO EAD EXISTE? A BOMBA SOBRE DIREITO A DISTÂNCIA

Next Post

Previous Post

Deixe uma Resposta

© 2024 Professor Marcio Santos

Theme by Anders Norén