Professor Marcio Santos

Técnicas e Dicas de Estudo

SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES [O QUE É E QUAIS OS SINTOMAS?]

Hoje a gente vai falar de um assunto bastante sério que acomete milhares de pessoas, inclusive os estudantes. Falaremos a respeito da Síndrome de Burnout.
Este conteúdo vai tratar a respeito do seguinte:
O que é a síndrome de Burnout?
Como descobrir se tenho a síndrome de Burnout
O que gera a síndrome de Burnout em estudantes?
Como vencer esta síndrome de esgotamento cerebral

O QUE É A SÍNDROME DE BURNOUT?
Esta síndrome acomete, geralmente, profissionais de determinadas áreas que sofrem com um estresse muito grande. A nível de exemplo, podemos citar médicos, enfermeiros, programadores, professores. Ela se caracteriza por gerar na pessoa alguns sentimentos de esgotamento, como
exaustão emocional, despersonalização e baixo sentimento de realização.
Embora seja uma síndrome muito mais atrelada à profissionais quanto à sua atuação dentro de seu ambiente de trabalho, ela não é seletiva e pode acometer estudantes também.
Em estudantes, a síndrome de Burnout gera uma série de consequências, como:
exaustão por quantidade de tarefas e atividades sentimento de que está estudando muito e não está aprendendo nada estafa mental a ponto de não conseguir se concentrar da maneira correta.

COMO DESCOBRIR SE VOCÊ TEM A SÍNDROME DE BURNOUT?
Primeiro faça uma auto avaliação. Verifique se você apresenta alguns dos sintomas da síndrome, como o esgotamento mental, a ponto de não conseguir compreender novos assuntos ou, talvez, um esgotamento mental a ponto de não conseguir conciliar as tarefas pendentes.
Uma das características que demonstram bem se você está com a síndrome de Burnout é aquele sentimento de estar estudando, estudando, estudando e não estar aprendendo nada. Se você estiver nesta situação, recomendo procurar ajuda profissional para que o seu caso não se agrave.

O QUE GERA A SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES?
São vários fatores que podem fazer com que você desenvolva esta síndrome do esgotamento mental; vou listar dois deles aqui:
Fator 1: Quantidade excessiva de atividades a fazer.
Às vezes a quantidade de tarefas que a escola ou a faculdade te passam é realmente excessiva, principalmente levando em consideração que cada aluno cursa 5, 6, 7 disciplinas por período. Mas às vezes a quantidade em excesso é fruto de um acúmulo causado pelo próprio aluno devido à falta de organização nos estudos. Neste caso, minha recomendação é que você primeiro faça um planejamento de estudos (um planner de estudos). Com um planejamento, você consegue ter uma visão mais clara e organizada de tudo o que precisa fazer, com prazos bem delimitados. Acredite, isso vai te ajudar DEMAIS!

Fator 2: Quantidade de cursos simultâneos
Hoje em dia a informação está em constante movimento; somos cobrados a cada minuto para apresentar resultados, evolução, enfim. Isso faz com que todo mundo acabe trabalhando mais do que precisa e estudando mais do que é necessário. Infelizmente a sociedade prega este padrão; padrão este que ter apenas uma faculdade não é suficiente… que ter apenas mestrado não te faz um profissional completo… que ir à faculdade de manhã e não ter uma outra ocupação à tarde é desperdício de um tempo precioso… A sociedade dita que temos que dominar todos os assuntos, em todas as áreas, na maior completude possível. Quem já tem uma certa idade, talvez seja mais resistentes a essas armadilhas, mas os jovens de hoje em dia são facilmente ludibriados e bombardeados com essa pseudo-verdade: de que ele precisa fazer tudo e ser bom em tudo. Assim, os estudantes acabam se sobrecarregando de cursos e mais cursos, visando atender ao padrão que o sistema dita. É muito comum ver estudantes que fazem o ensino médio em um período e dois cursos técnicos nos outros períodos; ou fazem faculdade em um período e completam a carga de estudos com cursos livres. Não estou falando que fazer cursos é ruim; pelo contrário… estou me referindo apenas ao excesso. O excesso de informação vai causar um esgotamento mental tamanho, que o aluno vai simplesmente entrar em parafuso! Até assuntos triviais serão um desafio para compreensão dele. Tenho o caso de um aluno para contar mais adiante

COMO VENCER A SÍNDROME DO ESGOTAMENTO CEREBRAL?
Primeiramente, se você identificar alguns dos sintomas, é importante procurar ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar a compreender melhor o que está causando este esgotamento e assim você será capaz de ir diretamente na raiz do problema. Mas você pode também fazer uma autoanálise e rever alguns pontos com base no que eu te informei. Se você estiver sobrecarregado para tentar satisfazer o padrão do sistema, PARE AGORA MESMO! Ser “o melhor aluno da escola ou da faculdade”, não vale a sua saúde mental! Na verdade, este título de “melhor aluno” é até questionável… postei um vídeo aqui em meu canal sobre este assunto e recomendo que depois você dê uma olhadinha… o vídeo é este aqui… ele está aparecendo também nos cards e na descrição.
Não entenda errado o que eu estou falando: Estudar é ESSENCIAL! DIFICILMENTE VOCÊ TERÁ SUCESSO NA VIDA SEM ESTUDO – Salvo exceções. Mas a sua saúde mental precisa estar acima de seu status.
Só faça aquilo que estiver ao seu alcance. Se você se propuser a dizer NÃO, já verá que muita coisa vai mudar em sua vida. Diga NÃO com mais frequência… analise sempre se vale à pena sacrificar a sua saúde em prol de algo que, às vezes, pode ser adiado para um momento mais adequado.

Assista a este conteúdo no Youtube: SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES [O QUE É E QUAIS OS SINTOMAS?]

Next Post

Previous Post

Deixe uma Resposta

© 2024 Professor Marcio Santos

Theme by Anders Norén