Professor Marcio Santos

Técnicas e Dicas de Estudo

COMO APRESENTAR UM TCC, TRABALHO OU SEMINÁRIO SENDO TÍMIDO

Fala filhote, professor Márcio Santos aqui.
Eu sei que bate aquele friozinho na barriga quando chega a hora de se apresentar em público, principalmente na escola ou na faculdade, né? Afinal, na hora da apresentação de um TCC, Trabalho ou seminário, nós somos o centro das atenções e os olhos de TODO mundo está em cima da gente!

De antemão eu adianto que ficar nervoso é um processo natural. Eu mesmo sempre tive MUITA dificuldade em apresentar trabalhos em escola e lembro-me que uma vez eu cheguei a literalmente travar na frente da sala toda… era um trabalho de História… meu travamento fez meu grupo inteiro tirar nota baixa e depois disso eu decidi que precisava criar alguma estratégia para apresentar trabalhos mesmo sendo tímido.
A melhor forma de você vencer a timidez, é compreender qual é a sua causa. E para te ajudar, vou fazer uma listinha aqui.

Vamos lá: Porque não consigo apresentar trabalhos, TCC ou seminários?

PRIMEIRO: Você tem medo ou vergonha de ser observado.

Geralmente quem tem medo ou vergonha de ser observado, tem alguma questão de autoestima que precisa resolver. Não vou entrar neste mérito, pois não tenho expertise para dar este tipo de orientação, mas posso adiantar que se for este o seu problema, tem formas MUITO FÁCEIS DE RESOLVER.
Vamos lá… Se a pessoa se acha feia, se a pessoa acha que a voz é estranha, acha que está acima do peso, tudo isso vai impactar diretamente na vergonha que esta pessoa terá de se mostrar à frente de uma multidão (ainda que esta multidão seja apenas os colegas de sala).
Desta forma, a primeira dica que eu passo para você vencer a timidez, é focar no seu conteúdo. Talvez num primeiro momento as pessoas ao te verem, poderão até observar VOCÊ, mas aí você precisa nos primeiros segundos (5 a 10 segundos) tirar o foco de cima de você e fazer as pessoas prestarem atenção no SEU CONTEÚDO.
E como fazer isso? Já ouviu aquela frase sobre “quebrar o gelo”? Pois é… ela funciona… mas aqui a gente vai quebrar é o OLHAR das pessoas. Não queremos que elas fiquem nos olhando pela curiosidade de nos ver, mas sim pelo interesse em aprender aquilo que estamos falando.
Mas não adianta… você só tem os primeiros segundos para mostrar isso… caso você perca este timing, já era… você desperdiçou a chance de chamar a atenção para o conteúdo e inevitavelmente você vai chamar a atenção para VOCÊ.
Já viu aqueles vídeos que aparecem no Insta ou no Tik Tok? Já pensou o que faz você continuar rolando a tela até PARAR em algum vídeo? O que faz você parar é o timing de quem fez o vídeo. A pessoa conseguiu prender sua atenção nos primeiros 5 segundos… e mais: ela provocou em você algum sentimento que faz você querer ficar no vídeo até o final.

Na apresentação de trabalhos na escola ou faculdade você deve fazer o mesmo: conquistar a atenção do seu público para seu conteúdo nos primeiros 5 a 10 segundos.
Eu sei que em apresentação de trabalhos, geralmente a gente tem que se identificar e tal… mas faça isso muito rapidamente e já entre logo de cara no assunto, lançando alguma das estratégias para prender o público que eu vou passar:
Você pode iniciar a apresentação com uma pergunta. Ao fazer uma pergunta, você faz o seu público refletir sobre aquele tema e o público ficará concentrado no que você diz, até o final, esperando a resposta. Um exemplo: Você sabia que o verbo colorir não pode DE FORMA ALGUMA ser conjugado na primeira pessoa do singular, no modo indicativo?

Você pode começar com um desafio. Ao fazer um desafio, seu público irá prestar atenção em seu conteúdo, afinal, a única forma de eles vencerem o desafio é entendendo o que você está dizendo. Um exemplo: “Desafio vocês a conseguirem, até o final desta apresentação e descobrir o REAL MOTIVO de Dom Pedro ter ido até à beira do Rio Ipiranga para declarar a Independência do Brasil! Presta atenção nos fatos que vou expor e vamos ver quem consegue acertar no final”

Você pode começar com uma história (dentro do contexto, é claro). Histórias são fantásticas e prendem a atenção de qualquer pessoa. Um exemplo (estarei simulando a apresentação de um trabalho sobre Bhaskara hein!): “Para começar a falar do meu trabalho, eu vou primeiro contar como que conhecer a fórmula de Bhaskara fez meu pai economizar R$ 150.000,00 no final do ano passado” – você vai adaptar a história a uma situação real, combinado? Se não tiver uma história própria, pegue a história de algum conhecido (ou mesmo da Internet) e diga que vai contar a história de uma pessoa.

SEGUNDO MOTIVO que faz você ter vergonha de apresentar trabalhos na escola ou faculdade:
A falta de domínio sobre o assunto.
Pense no assunto que você mais ama. Pode ser qualquer assunto: Jogos, futebol, vinhos, séries, animes… enfim… imagine-se falando deste assunto a outras pessoas. Consegue enxergar a cena? Possivelmente você falaria com desenvoltura, pois o tema é algo que você gosta e conhece muito bem.
Você pode usar este trunfo em outras situações, como por exemplo, para apresentar um TCC mesmo sendo tímido!
Nenhuma pessoa que fala daquilo que domina, sente-se inseguro na hora de falar sobre o assunto. Para isso, claro, você precisa se aprofundar e dominar MUITO BEM o tema, estudando-o nos seus mínimos detalhes. Quanto a este segundo motivo, não tenho nenhuma dica extra pra te dar a não ser: estude o assunto.

TERCEIRO MOTIVO que faz você ter vergonha de apresentar seminários, trabalhos ou TCCs por ser tímido: o receio de se perder no assunto.
É muito comum que até pessoas que dominam um tema, se percam dentro dele caso não se organizem na hora de explicá-lo.
Sempre organize seu conteúdo em tópicos sequenciais. Se for utilizar um slide, não encha de textos! Coloque só bullets (aqueles pontinhos, marcadores) com os tópicos que você precisa abordar. Essa organização vai fazer você seguir uma linha de raciocínio confortável e fará o seu público não se perder na sua explicação.
Mas pode acontecer de ainda assim você se perder em um dos tópicos… ou por ter esquecido algo ou mesmo por ter perdido o fio da meada. Geralmente você percebe que se perdeu quando você lê o tópico e esquece o que precisava falar sobre ele. Se isso acontecer, olha o macete que você vai utilizar:
Pega o tópico anterior e faz um mini resumo do que você acabou de falar. Isso vai fazer seu cérebro conectar o tema anterior com o próximo, fazendo você se lembrar do que precisava dizer. Por isso, você precisa organizar sua apresentação de maneira lógica, pois um assunto vai ser sequencial ao outro e isso te ajudará não apenas a explicar o tema, mas também a recordar os próximos passos.

Quer ver na prática?
Se eu falar para você as seguintes letras:
J, K, L ,M, N, O… qual a letra que vem a seguir?
Possivelmente você respondeu de forma correta “a letra P”, Pois você já conhece de cabeça o alfabeto inteiro! Mas… e se eu falar para você a seguinte sequência alfabética INVERTIDA: V, U, T, S, R e perguntar qual a próxima letra, talvez fique um pouco mais complicado… E aí, quer um tempinho para descobrir? As letras também estão em sequência, ok? Mas em sentido invertido. Vou dar um tempinho pra você pensar, mas vou falar de novo a sequência: V, U, T, S, R
Bom, se você pensou na letra “Q”, parabéns… mas possivelmente você demorou um pouco mais pra chegar na resposta. Saiba que o motivo é justamente a falta de sequência… não fomos treinados para memorizar o alfabeto ao contrário, logo, recuperar uma letra sem saber a ordem delas, é mais difícil que recuperar uma letra quando se sabe a ordem em que elas estão escritas, percebe?

Bom, esse exemplo se aplica às suas explicações na apresentação de um trabalho. Sem sequência, você se perde, o público se perde, o professor se perde… todo mundo se perde… e é neste momento que bate o desespero, o suor escorrendo na testa, a tremedeira e aquela vontade de sair correndo e nunca mais voltar pra sala.
Um outro macete que você pode utilizar, caso se perca em algum dos tópicos, é interagir com o público. Explique o assunto anterior (aquele que você se lembra), dando um exemplo com alguém que esteja assistindo. Pode ser um colega de classe, o professor, a banca do TCC, enfim. Isso trará três benefícios.

1) você irá ganhar tempo para lembrar do assunto e dará tempo ao cérebro para conectar o assunto anterior com o próximo.

2) Você prenderá a atenção das pessoas com mais afinco, pois agora ela FAZ PARTE de sua apresentação.

3) Você garantirá a empatia da pessoa. Ela irá ter mais atenção à sua explicação, pois você foi cortês, inserindo-a na sua apresentação.

Esta dica de interagir com aqueles que estão te assistindo, pode ser usada a qualquer momento e não só quando você se perder momentaneamente. Essa interação (com várias pessoas diferentes), fará você criar uma rede de empatia e de pessoas que estarão contigo até o fim da apresentação, pois ela não se sentirão como meros espectadores, mas sim, como membros que participaram de sua exposição.
Se você seguir esses passos que eu te passei de como apresentar um TCC, como apresentar um trabalho, como apresentar um seminário mesmo sendo tímido, você perceberá que seu medo de explicar assuntos em público vai se esvaindo aos poucos. Não ache que isso vai ocorrer da noite para o dia – porque não vai! – mas com algumas vezes que você colocar isso em prática, você vai perceber uma mudança drástica na sua forma de apresentar trabalhos, mesmo sendo tímido.

Assista a este conteúdo no Youtube: COMO APRESENTAR UM TCC, TRABALHO OU SEMINÁRIO SENDO TÍMIDO

Next Post

Previous Post

Deixe uma Resposta

© 2024 Professor Marcio Santos

Theme by Anders Norén