Professor Marcio Santos

Técnicas e Dicas de Estudo

COMO INTERPRETAR TEXTO EM PROVAS DIFÍCEIS?

Interpretar textos é uma das tarefas mais difíceis pra qualquer pessoa que vá fazer uma prova; todo mundo fica perdido sem saber por onde começar a entender o que está escrito dentro do texto e faz uma confusão tremenda pra interpretar um texto que na prática não é tão complicado. Mas fica em paz que no vídeo de hoje você vai aprender o melhor caminho para interpretar textos em provas difíceis.

Primeira parte: porque você não consegue interpretar textos? Dependendo do texto, o assunto pode ser um pouco difícil mesmo. Se você pegar um texto do livro do Harry Potter e comparar com o texto de uma legislação, você vai ver uma diferença gritante, pois cada tipo de texto tem seu objetivo: um é mais lúdico, outro mais formal, enfim.

Então vou te dar uma dica de longo prazo: pra conseguir interpretar textos PRA VIDA TODA, comece a ler. Quanto mais você ler, mais chances você tem de ampliar seu vocabulário e com isso, a interpretação de textos vai ficar mais fácil.

 essa dica sobre ler mais, é pra você usar pra vida toda e talvez você esteja aqui nesse vídeo porque tá com uma prova difícil aí pela frente e precisa de uma ajuda pra saber como interpretar um texto, então vou direcionar o vídeo neste sentido, beleza?

Agora que já entendemos o princípio básico da interpretação de textos, que é a leitura, vamos pra Segunda Parte: entendendo a estrutura de qualquer texto

Grande parte da interpretação de textos para provas difíceis, consiste em você aplicar o conceito de divisão e conquista. no livro “A arte da Guerra”, Sun Tzu aponta que para se conquistar a vitória sobre um inimigo, uma das melhores estratégias é dissipar o adversário em pequenos grupos, porque grupos menores são mais fracos, frágeis, vulneráveis. Na interpretação de textos, essa premissa é a mesma. Se você ler o texto como um todo, você vai encontrar dificuldades de entender a mensagem que o texto estiver passando; você precisa QUEBRAR seu texto em várias partes diferentes, de forma que cada parte fique vulnerável, ou seja, fique FÁCIL de ser entendida de maneira isolada.

Ah, e só pra constar: esse livro, “A arte da guerra”, é uma obra prima que se você ainda não leu, recomendo que leia. É claro que você vai usar os conceitos do livro pra aplicar em situações do seu dia a dia… e na boa: dá pra você aplicar em várias áreas: estudo, trabalho, relacionamento, enfim. Este livro se mascara por trás do tema. Achamos que ele trata sobre guerra, mas na verdade, ele trata sobre psicologia humana. Recomendo de verdade

Todo texto é dividido em parágrafos e todos os parágrafos têm a mesma estrutura: Começo, meio e fim. O começo tem a apresentação de um tema, um assunto. O meio, tem o desenvolvimento deste assunto, de forma que o leitor consiga assimilar detalhes a respeito do tema. O fim, fecha o assunto do parágrafo, mostrando pro leitor que aquele fragmento de assunto terminou e que o parágrafo seguinte, vai tratar de um novo assunto (ainda que esteja ligado ao tema principal).

Você tem que ser capaz de enxergar essa divisão

Bom, pra entender esse conceito da divisão de partes e o conceito de dividir para conquistar na Interpretação de textos, a gente vai aqui pra tela do meu computador pra eu te mostrar como que você vai fazer pra dividir um texto em várias partes e conseguir interpretá-lo da forma correta.

Quando você quebra o texto em vários fragmentos, fica fácil de você compreender o que ele está querendo dizer, mas uma das partes mais importantes é você achar o elo entre esses fragmentos. O que vejo é muitos alunos encontrando o elo, a ligação entre os fragmentos, mas na hora de ligar um fragmento ao outro, acabam fazendo a ligação de forma incorreta.

Terceira parte: Leitura VS escaneamento. Uma outra coisa que vai te ajudar muito na interpretação dos textos é LER O TEXTO. Veja que tem uma diferença entre você OLHAR O TEXTO e você LER o texto. Lembra que eu te falei agora a pouco pra você não ficar pulando o vídeo porque isso é um dos motivos que faz você não conseguir interpretar textos? Pois é. Hoje em dia a gente faz as coisas com tanta ansiedade e pressa, que a gente sai atropelando tudo e passando por cima de coisas importantes.

Então, pra você conseguir interpretar um texto, interpretar um vídeo, interpretar uma aula, você não pode apenas OLHAR o texto, ESCUTAR uma explicação… você precisa LER o texto… OUVIR uma explicação. Repito: Grande parte de sua falta de intepretação de textos não falta de conhecimeto de sua parte, mas sim, na pressa incotrolável que você tem na hora de ler.

E talvez você não acredite muito nisso, mas vou te provar na prática o que eu estou falando. Quer ver?

Percebeu? A maioria das pessoas que virem este vídeo não irão perceber esta falha no texto. Quem não perceber, é porque não leu o texto, apenas olhou pra ele. A gente chama esse processo de “escanear o texto”. Esse “scan” que a gente faz, basicamente sai vasculhando palavras-chave em um textos e não há nada de errado em você fazer isso. Se você está lendo um texto despretensioso, sem problemas… o problema aparece quando você começa a ler um texto importante que precisa interpretar.

Se durante esta leitura você apenas escanear o texto ao invés de ler ele de verdade, as chances de você falhar na interpretação de textos é enorme.

Assista a esse conteúdo no YouTube: COMO INTERPRETAR TEXTO EM PROVAS DIFÍCEIS?

Next Post

Previous Post

Deixe uma Resposta

© 2024 Professor Marcio Santos

Theme by Anders Norén