Professor Marcio Santos

Técnicas e Dicas de Estudo

SIMULADO DO ENADE E DICAS DE COMO FAZER A PROVA – VÁRIOS CURSOS

O ENADE está chegando por aí e para garantir que você consiga alcançar os melhores resultados, eu separei umas dicas de como fazer a prova do enade e também já deixei uma série de simulados ENADE para você resolver!

Neste vídeo eu vou te apresentar duas coisas: A primeira é a forma que você deve resolver as provas do ENADE. Isso é inédito hein! E se concentra no que o tio Márcio vai te falar: Eu já atuei, em anos anteriores como elaborador de questões no padrão ENADE, então eu sei exatamente o formato das questões e como você deve se comportar na hora de pegar algum tipo de questão. A segunda parte do vídeo estará voltada à apresentação de alguns simulados que você pode fazer.

O ENADE tem algumas regras padrões na hora de elaborar as questões. Anota essas regras aí pra você não marcar bobeira hein!

COMO É FEITA A PROVA DO ENADE?
O ENADE conta com um time ENORME de professores universitários que são divididos basicamente em duas categorias:

  • Autores
  • Revisores


Os autores, depois de um treinamento intensivo, formulam questões que são enviadas aos revisores, previamente treinados, para aferir a qualidade da questão. Esta qualidade passa por vários crivos (que a gente vai falar daqui a pouco).


No processo de revisão, o revisor pode enviar a questão de volta ao autor para ajustes, ou pode aprovar a questão diretamente. Não existe um limite de ajustes… uma mesma questão pode voltar 1000 vezes, até que fique dentro dos padrões. Quando aprovada, a questão passa para uma comissão de avaliação, que fará uma nova verificação dos requisitos daquela questão. Se a comissão aprovar a questão, ela entra para o banco de questões do INEP e pode ser utilizada a qualquer momento, em qualquer edição futura do ENADE.

Veja, então, que quando uma questão chega aí, na sua prova do ENADE, ela passou por no mínimo, 3 etapas de aferição. Isso garante que a questão que você está respondendo tem um altíssimo nível de qualidade.


Todos os autores e revisores são orientados a seguirem os seguintes critérios:
Nenhuma questão pode ter “pegadinha”. Se você observar uma questão e achar que ela tem uma pegadinha, existe uma grande chance de você não ter lido a questão corretamente ou não ter estudado o assunto de maneira profunda. O INEP (que aplica as provas do ENADE), não quer avaliar se o aluno é capaz de achar a “pegadinha” deixada, mas sim, se o aluno é capaz de compreender aquilo que é cobrado e resolver um determinado problema como se fosse um profissional atuante na área. Então eu te garanto: Sua prova NUNCA terá pegadinhas – bem diferente de provas de concurso público.

As questões do ENADE serão sempre afirmativas. Você não encontrará questões do tipo: “assinale a alternativa incorreta” ou “Maria não foi à praia por estar chovendo”. Os elaboradores e avaliadores são instruídos a fazerem sempre questões afirmativas, do tipo: “Assinale a alternativa CORRETA” ou “Maria foi à praia pois o dia estava ensolarado”. Este critério é um reforço do critério anterior: A ideia não é confundir o aluno, mas sim, aferir o real conhecimento dele.

Quando esta artimanha de pedir para marcar a resposta incorreta, ou colocar uma negação no meio da frase é utilizada, o aluno pode acabar assinalando a opção errada – não por não saber o conteúdo, mas por ter se confundido com a negação… e para o INEP, se o aluno errar por se confundir, não significa que ele não sabe o tema… significa apenas que ele se confundiu, ou seja, as estatísticas geradas a partir dos resultados da prova serão FALHAS. Desta forma, para que as estatísticas e aferição da qualidade de ensino dos alunos seja feita de maneira correta, TODAS as questões do ENADE terão sempre um cunho afirmativo e sem pegadinhas.

Estrutura das questões: Todas as questões do ENADE (e ENEM também) têm uma estrutura padrão, composta por um TEXTO BASE, que situa o aluno dentro de um assunto; um enunciado, que é o local em que uma situação problema é apresentada e uma chamada para a pergunta, que é onde você, candidato é questionado. O texto-base pode ou não ter algum elemento gráfico… varia bastante. O enunciado TAMBÉM pode ter algum elemento gráfico.

Já a questão, pode ser categorizada da seguinte maneira:

  • Questão de complementação simples
  • Questão de múltipla escolha
  • Questão de escolhas múltiplas
  • Questão de asserção e razão

Questão de complementação simples
Você terá um enunciado e este enunciado será cortado de maneira abrupta, de repente, e as alternativas irão completar o enunciado.

Questão de múltipla escolha
São os tipos mais comuns de questões… você já deve ter feito várias questões deste tipo por toda a sua vida: Uma pergunta é apresentada e uma resposta direta é dada.

Questão de escolhas múltiplas
Essas questões te apresentam no enunciado, alguns cenários prováveis e então, questionam quais desses cenários está correto.

Questões de ASSERÇÃO E RAZÃO.
Este tipo de questão é um dos tipos mais complexos e geralmente causam muitas dúvidas nos alunos. Aqui, neste tipo de questão, você precisa dominar muito bem o assunto e suas ramificações, sabendo as consequências da aplicação de algo em uma situação real.

Com essas duas análises, você conseguirá responder a este tipo de pergunta da prova do ENADE.
Exceto pelas perguntas de ASSERÇÃO E RAZÃO, nenhum outro tipo de questão terá alternativas que comecem da mesma maneira, ou seja, com a mesma palavra, frase ou argumento.

Esta é mais uma regra do ENADE. Caso todas as alternativas começassem da mesma forma, você, estudante, poderia se confundir na hora de passar uma questão para o gabarito, já que todas iniciariam com a mesma palavra. Outra coisa que poderia ocorrer, seria a influência na resposta. Se 4 alternativas começam com, por exemplo, “A criança” e a quinta alternativa começar com “os alunos”, então possivelmente uma luzinha vermelha iria acender aí na sua cabeça e você seria induzido a achar que aquela alternativa destoante das demais seria a correta.

Veja que o INEP quer realmente analisar o conhecimento do aluno e não testar sua capacidade de chute ou de memorização.
Uma outra característica muito importante do ENADE é que esta prova quer aferir se o aluno está preparado para ingressar no mercado de trabalho. Desta forma, as questões do ENADE terão sempre uma pegada de ver o que você faria se estivesse no mercado de trabalho. Você perceberá que as questões farão você, estudante, pensar como se fosse a personagem ativa da situação-problema que é apresentada no ENUNCIADO. Assim, o INEP consegue aferir se você realmente saberá o que fazer em uma situação real enquanto profissional atuante.

Assista a este conteúdo no Youtube: SIMULADO DO ENADE E DICAS DE COMO FAZER A PROVA – VÁRIOS CURSOS

Next Post

Previous Post

Deixe uma Resposta

© 2024 Professor Marcio Santos

Theme by Anders Norén