Memorizar ou decorar? Qual a diferença? O que é melhor? Decorar ou memorizar? Vale a pena memorizar ou decorar? É, eu sei, tanto “memorizar” quanto “decorar” parecem ser a mesma coisa e é muito comum as pessoas acharem isso!
Mas a grande verdade é que memorizar não é o mesmo que decorar… ao menos não para o cérebro!
Você já deve ter tentado decorar algumas coisas e, de fato, essas informações ficaram fixadas no seu cérebro, mas será que ficarem fixas no cérebro significa que elas fazem sentido para nós?
Um bom exemplo é a tabuada. Decorar tabuada é algo comum que muita gente faz, mas quando perguntamos quanto é 11 x 11 a pessoa trava para responder. Motivo? A tabuada foi decorada só até o 10 e a pessoa não se preocupou em entender como a tabuada funciona para pressupor valores a partir do 10×10. É neste ponto em que a memorização entra em ação.
Quem memoriza, cria um método que amarra os conceitos entre si. Assim, quando alguém memoriza algo, pode pressupor outras informações a partir daquela inicialmente memorizada.
Legal, né? Uma outra situação é quando alguém tenta decorar textos. Um texto decorado é só um amontoado de palavras uma sobre a outra sem sentido algum. Já quem se esforça em memorizar textos, consegue ter muito mais êxito, pois usa métodos de ligação de assuntos dentro do ecossistema cerebral.
Assista a este conteúdo no Youtube: COMO FAZER RESUMOS DE MANEIRA EFICIENTE E TER MAIS RESULTADOS NOS ESTUDOS