Professor Marcio Santos

Técnicas e Dicas de Estudo

COMO LER MAIS LIVROS OU LER MAIS DE UM LIVRO AO MESMO TEMPO

Como ler mais livros por ano? Será que existe mesmo alguma forma ou alguma dica para ler mais livros em menos tempo ou ler mais de um livro ao mesmo tempo? A resposta direta é SIM e neste vídeo eu vou te explicar como você consegue criar a rotina de ler mais livros sem fazer disso um martírio.

Que a leitura ajuda a melhorar sua criatividade e aumentar seu vocabulário, é indiscutível, mas nem sempre conseguimos ler com a frequência que a gente gostaria, né? Neste vídeo eu vou te mostrar como ler mais livros e até mesmo como ler dois livros ao mesmo tempo. Você vai entender como montar sua rotina de leituras e conseguir ler mais de 50 livros por ano sem sofrimento.

Se você não tiver o hábito da leitura, minha recomendação é que você comece por livros pequenos e com temas que te agradam. Não importa se é um Dom Quixote, um Harry Potter ou um livro da história do universo, o que importa é o processo de leitura.

O que acaba afastando as pessoas do hábito da leitura, é a imposição do que deve ser lido e boa parte desta culpa é das escolas e faculdades, por imporem aos estudantes uma grade de livros que nem sempre estão alinhados com o prazer literário de cada um.

Então logo de cara, a primeira dica que eu te passo para começar a ler mais livros é escolher livros de temas que você gosta. Não liga pra modismos e nem pra pseudo-intelectuais que dizem que você precisa ler apenas livros sobre negócios, ou livros sobre finanças, ou livros sobre administração e matemática… cara… esquece… Leia livros que te fazem sentir bem e confortável com a leitura! Acabou, é isso!

Forçar alguém a ler algum livro em específico, é quase como forçar uma pessoa a assistir a um filme que ela não gosta. Já tentou forçar alguém que gosta de romance a assistir um filme de terror? Não vira né? A pessoa acaba pegando até mais ódio de filme de terror do que ela tinha antes!

Então se você quer criar o bom hábito da leitura, comece por livros relacionados a temas que você gosta. Sem isso, você simplesmente não vai ter tesão pela leitura e vai acabar fugindo dos livros como aparentemente você fez por grande parte da sua vida!

Uma dica para que você leia mais livros por ano, é fazer disso uma rotina presente no seu dia a dia. Da mesma forma que você tem o costume de assistir ao Jornal todos os dias para ver as notícias da região, reserve também um período do dia para ler um livro – e quando falo de ler um livro, não estou falando de ler 80 páginas de uma vez… cara, lê 2 páginas por dia… 3 páginas… 7 páginas … algo que faça você se sentir confortável com a leitura. 

Se em algum momento a leitura se tornar algo pesado, cansativo, enfadonho, significa que aquele livro não é o ideal para você – mas não significa que os demais livros do mundo não são! Arrisque outros livros, cara! Experimente… ache seu estilo de livro, seu autor favorito, seu tipo de linguagem predileta e o tema que você mais gosta. Ler é questão de hábito.

Uma dica que você pode aplicar de imediato, é ler de 2 a 3 páginas antes de ir dormir – o famoso livro de cabeceira, sabe? Só o fato de você manter essa rotina diária, já fará sua criatividade ficar mais aguçada. Motivo? Quando você lê algo antes de ir dormir, seu cérebro tem grandes chances de processar aquela informação à noite, durante seus sonhos, fixando os conceitos de forma mais enfática. O resultado disso é bem claro: seu poder de memorização dos conteúdos lidos e aumento de sua criatividade ficarão mais sensíveis e aguçados.

Não tente ser o nerd leitor, tentando ler 10 capítulos por dia – a menos que o conteúdo esteja realmente instigante e te prenda de maneira natural; caso contrário, limite-se a ler no máximo 5 páginas de cada vez, mas várias vezes ao dia. Use pequenas brechas do dia para ler… pode encaixar um período depois do almoço, no lanche da tarde, enfim. O ideal é você dividir a leitura em vários pequenos momentos do dia… sabe aquele momento que você fica rolando a tela do celular sem parar? Pois é… que tal ler uma página de um livro?

Seguindo esta rotina, você vai conseguir ler facilmente 10, 15 páginas por dia. Como cada livro tem, em média, 150 a 180 páginas, você consegue fechar um livro físico a cada 15 dias facilmente e isso resulta em 2 livros por mês ou 24 livros por ano.

Só é importante que você não cometa uma auto sabotagem, e quando eu falo de auto sabotagem, eu me refiro a ficar achando que quantidade é o mesmo que qualidade. Não importa se você leu 1000 livros no ano, se você não conseguir captar a essência do que aquela obra se propôs a oferecer, de nada adiantou todo seu esforço e horas desprendidas para aquela tarefa.

Na verdade, quando você lê com um objetivo de bater meta, você descaracteriza a essência da leitura. A leitura deve ser um processo degustativo, ou seja, você deve aproveitar cada momento, sentir o sabor daquele novo conhecimento e apreciá-lo bem devagar. Quando você lê livros por meta, você torna o processo mecânico e tudo o que é mecânico perde um pouco do seu sentido.

Quando você pensa fora da caixa, um mundo de oportunidades se abre pra você; seu rol de conhecimento fica muito mais amplo; sua inteligência se expande não apenas na vertical, mas também na horizontal… você consegue conversar sobre novos assuntos, novos temas; consegue ter argumentos sólidos e embasados por autores de renome. 

Enfim, você começa a se tornar uma pessoa mais culta, não apenas por sua inteligência ou pelo mero ato de ler, mas por ter a capacidade de navegar dentro de qualquer assunto com tranquilidade, por já ter lido e estudado um vasto leque de temas que hora ou outra se cruzam.

Sabe aquela pessoa que tem facilidade em conversar sobre qualquer tema e que mesmo estando dentro de um tema X ela consegue fazer uma ligação com o tema Y? Pois é, possivelmente essa pessoa lê bastante!

Pense nisso!

Assista a esse conteúdo no YouTube: COMO LER MAIS LIVROS OU LER MAIS DE UM LIVRO AO MESMO TEMPO

Next Post

Previous Post

Deixe uma Resposta

© 2024 Professor Marcio Santos

Theme by Anders Norén