Professor Marcio Santos

Técnicas e Dicas de Estudo

ESTUDO E NÃO APRENDO NADA NA FACULDADE OU ESCOLA

Você estuda e não consegue aprender nada nem na escola, nem na faculdade, nem na vida? Já tentou estudar matemática, inglês, Química, programação, Língua Portuguesa mas os assuntos parecem que não entram na sua cabeça e você chega até a pensar que é uma pessoa burra? Neste vídeo eu vou te explicar o que acontece com você e te mostrarei 5 maneiras de vencer esse problema na sua vida como estudante.

Existem basicamente 5 causas que fazem você não aprender nada mesmo estudando muito (ou ao menos achar que está estudando). A ideia do vídeo é explorar cada uma dessas causas aqui, com o maior nível de profundidade possível.

As causas são:

  1. Problemas com concentração;
  2. Problemas com distrações;
  3. Falta de compreensão sobre como aplicar o conhecimento em uma situação real;
  4. Falta de base;
  5. E Vergonha;

1 – problemas com concentração:

Uma grande vilã na vida dos estudantes é, com certeza, a falta de concentração. A concentração é crucial para que você realize qualquer atividade com excelência, mas infelizmente as gerações atuais têm visto sua atenção ser roubada aos poucos e não sabem como isso está acontecendo.

Um estudo publicado por um neurocientista francês chamado Michel Desmurget, mostrou que pela primeira vez na história os filhos têm QI inferior ao QI de seus pais. Sim, é isso mesmo, a geração da década de 2000 em diante são menos inteligentes que seus pais. Vale uma ressalva que o estudo é generalista, existem casos de exceção e pontos fora da curva, claro.

E o que será que aconteceu com o mundo nos últimos 30 anos, que pode ter causado tamanho impacto na inteligência das gerações atuais? Se a sua resposta foi “o avanço da tecnologia”, parabéns, você acertou!

Essa geração digital tem deixado sua inteligência ser minada pela tecnologia e algo que deveria ser bom, tornou-se o principal inimigo dos estudantes. Eu tenho um vídeo específico aqui no canal em que eu falo a respeito da concentração. Neste vídeo, que está aparecendo aqui ao lado e está nos cards e na descrição, eu PROVO para você que NÃO EXISTE A MENOR CHANCE de alguém conseguir fazer duas coisas ao mesmo tempo.

Infelizmente, a tecnologia atual nos mostra cenários que uma pessoa está no celular e ao mesmo tempo almoçando… está no celular e ao mesmo tempo assistindo à aula… Numa boa: é impossível você se concentrar em qualquer assunto que esteja tentando aprender enquanto estiver disputando a atenção com o celular, tablet, enfim… Confere o vídeo lá e tenta fazer o desafio que eu apresento, vamos ver como você se sai.

Mas, resolver o problema de concentração é simples, só depende do quanto você está disposto a fazer um processo de desintoxicação digital. Pode ser um processo árduo no começo, mas com bons resultados no final. Desta forma, para aumentar sua concentração nos estudos e passar a aprender com mais qualidade, é algo que depende basicamente de sua iniciativa e não há nada e nem ninguém que possa te ajudar a fazer isso, senão você mesmo.

2. Distrações:

Já teve a impressão de estar pensando em um assunto e de repente estar em um outro pensamento totalmente aleatório? E o pior: você não faz a menor ideia de como cargas d’água foi parar naquele pensamento, certo? Às vezes você está pensando na teoria dos conjuntos lá na aula de matemática  e sem perceber, já está refletindo sobre como deve ser o ciclo de acasalamento dos cavalos marinhos das ilhas Maldivas.

Essa divagação dentro de outros assuntos é causada por picos de distração. Você não chegou até o pensamento final por acaso. Algo te levou até lá… algum gatilho fez você caminhar até aquele pensamento… e outro gatilho te levou até o assunto anterior também… e assim sucessivamente.

Os pensamentos funcionam como uma teia, uma rede… uma ramificação de uma árvore. Um pensamento puxa outro… e este segundo pensamento puxa um terceiro… este terceiro puxa um quarto, que puxa um quinto, sexto, décimo, vigésimo… e quando você cai na real, o assunto que você está pensando está tão distante do tema inicial, que você simplesmente se perde. 

Nisso, o seu trajeto entre essas redes de pensamentos, fez você viajar dentro do seu próprio cérebro e sem perceber, já se passaram 10, 15, 20 minutos. Se você está de bobeira em casa, tudo bem… o problema é quando isso ocorre durante a aula e você perde pontos cruciais da explicação.

Nesse emaranhado de pensamentos que roubam sua atenção, o pensamento que deve ser sua fonte de análise é o PRIMEIRO… sim, aquele que desencadeou todos os demais. Ele é o vilão. Ele foi o responsável por tirar você do foco da aula e te levar pra um passeio dentro do universo do seu cérebro.

Por isso que estudar em um ambiente silencioso, sem música em um idioma que você conheça e principalmente, sem barulhos externos, é a melhor alternativa para você que quer saber como tirar o maior proveito dos estudos e aprender com mais eficiência.

Para evitar ser ludibriado novamente por essa categoria de assuntos que roubam sua atenção, tente se policiar e perceber o momento exato em que outros pensamentos tomam as rédeas da situação e passam de “pensamentos aleatórios” para “assuntos principais”. Sempre que você perceber que algo assim aconteceu, tente, imediatamente, retornar o foco ao assunto que estava sendo discutido.

3. Não saber onde se aplica aquele conteúdo que está sendo aprendido. (e este é muito apresentado por alunos que têm dificuldade com disciplinas de exatas ou linguísticas):

É comum ouvir alunos reclamando: “Professor, porque eu não aprendo matemática?”, “porque eu leio e não consigo aprender nada?”, “eu estudo, estudo e estudo mas não sei se aprendo de verdade”…

Parte deste problema está na forma como um assunto é apresentado. Isso é algo que eu bato em cima o tempo todo com colegas professores: “Precisamos mostrar aos alunos onde eles irão aplicar aquele conhecimento no dia a dia”.

Infelizmente é bastante comum que os professores não tenham o costume de mostrar onde que um determinado conhecimento é utilizado no dia a dia profissional ou pessoal.

Quando um aluno não sabe onde se aplica um conceito, ele simplesmente não sabe qual o sentido real de se aplicar aquele conhecimento recém-aprendido. E se ele não sabe onde aplicar, os conceitos tornam-se muito mais complexos e abstratos de se compreender.

Ainda que seu professor não seja dotado de bom senso a ponto de não explicar onde determinados conhecimentos são aplicáveis no dia a dia, você pode dar aquela mãozinha. Pergunta pra ele! Sempre que tiver dúvida sobre a aplicação de um conceito na prática, pergunte… quantas vezes forem necessárias… pergunte! Sem perguntar você continuará às cegas e vai continuar estudando e tendo dificuldades de aprender.

4. A falta de base:

Quando você encara um assunto que requer uma base de conhecimento e você não tem esta base, por mais que o assunto seja trivial, você terá dificuldade em compreendê-lo em sua íntegra.

Você não vai conseguir fazer uma conta de subtração se não conhecer a sequência numérica; você não vai conseguir fazer uma equação do segundo grau sem conhecer o conceito de equação do primeiro grau; você não vai aprender locução adjetiva se não souber o que é um adjetivo; você não vai aprender a programar sistemas se não dominar lógica de programação… e assim por diante.

Desta forma, quando você se vir em uma situação cujo conteúdo requerer uma base, NÃO DORME NA SELVA! Corre atrás dessa base, senão você não vai conseguir entender NADA do assunto que estiver sendo tratado.

5. PERGUNTE!

O professor explica um conteúdo e, toda a turma, embora estejam com uma interrogação do tamanho de um elefante na cabeça, piscando em tons de amarelo e vermelho, não dizem que estão com dúvida, afinal, manter a reputação de “sabe-tudo” é melhor que se expor, dizendo que não entendeu.

Esta é a maior armadilha que aflige os alunos, seja na escola ou na faculdade.

O resultado disso é só um: O aluno se gradua e vai correndo contratar um cursinho para conseguir passar na prova da OAB… Em outros casos, mesmo durante a faculdade, o aluno vai procurar um curso extra para entender um assunto que JÁ ESTÁ SENDO TRATADO EM AULA!

Por mais precária que seja a explicação do professor, se você solicitar uma nova explicação em cima do assunto, dificilmente o professor vai se recusar a dá-la, a menos que ele identifique que te falta a BASE… aí realmente não vai adiantar ele explicar um tema sem que você tenha a base necessária para compreender o assunto. Neste caso, o máximo que o professor vai poder fazer é te indicar a base que você precisa ter pra conseguir seguir adiante.

Então se eu puder dar um conselho para você hoje, eu direi o seguinte: PERGUNTE. Enche seu professor de pergunta. Pergunta pro colega, pro representante de turma, pro professor substituto, pro coordenador, pro diretor, pra tia da cantina, pro moço da pipoca… não importa… PERGUNTE!

E acredite: Quando você perguntar, a sua dúvida vai sanar a dúvida de metade da sala que preferiu ficar calada e guardar a dúvida pra si mesma.

Assista a esse conteúdo no Youtube: ESTUDO E NÃO APRENDO NADA NA FACULDADE OU ESCOLA

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