Professor Marcio Santos

Técnicas e Dicas de Estudo

PRIMEIRO DIA NA FACULDADE EM 2022: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O primeiro dia na faculdade é algo complicado, porque é outro ambiente, outro cenário, outras rotinas… é tudo novo e diferente do ensino médio. Neste vídeo eu procuro explicar como será o seu primeiro dia na faculdade, afinal, se hoje sou professor é porque um dia já fui aluno e sei exatamente quais os seus medos, receios e ansiedades quanto ao primeiro dia de aula na faculdade.

Aí você passou no vestibular, fez a sua matrícula, recebeu o calendário de aulas por e-mail e então chega o tão temido primeiro dia na faculdade… e aí? O que fazer? Como se comportar? pra onde ir? Se você já passou por isso ou está se preparando pra entrar na faculdade no próximo semestre, se liga nesse vídeo que o tio Marcio vai falar algumas coisinhas que você deve saber para se dar bem no seu primeiro dia na faculdade. Bora!

Geralmente, no primeiro dia de aula a faculdade faz algum tipo de recepção para os calouros e tal. Se Isso pode acontecer de forma coletiva ou individual, por turma. Se for de forma coletiva, então a faculdade vai juntar todas as turmas em algum local e dará as boas vindas, apresentando parte do corpo docente, reitoria e responsáveis de cada setor. Se essa recepção for individual, por curso, então isso ocorrerá na sala de aula.

Independente do tipo de recepção, você vai precisar saber pra qual sala deve ir. Essa informação geralmente é enviada pra você por e-mail, SMS ou WhatsApp… em alguns casos, a faculdade também pode colocar umas folhas com nomes dos alunos e as respectivas salas. Então fica ligado aí… se você não receber nenhum comunicado digital, quando chegar na faculdade já vai procurando algum tipo de quadro de avisos… com certeza lá vai ter o seu nome, sua turma e a sala que você deve ir.

Em último caso, se não achar esse quadro de avisos, dá um pulo na secretaria ou sala dos professores para verificar qual é a sua sala. Isso deve ser feito antes do horário de aula, claro, então no primeiro dia na faculdade, recomendo que você chegue pelo menos uns 30 minutos antes pra se situar, fechou?

Beleza, você achou sua sala, entrou, escolheu uma carteira… legal… agora que a brincadeira começa… então presta atenção pra não fazer meléca no seu primeiro dia de aula na faculdade, hein!

Faculdade não é ensino médio, tampouco, ensino fundamental. Repita isso pra você todo dia até se acostumar com o novo padrão, porque algumas coisas podem deixar você um pouco surpreso se não estiver preparado.

Um exemplo de algo que você deve esperar é sobre o lugar definido pra sentar. Na escola (fundamental e médio), geralmente cada aluno tem seu lugar pra sentar. Na faculdade, cada um senta no lugar que quiser e ninguém é dono de nenhuma carteira. É claro que às vezes a gente prefere sentar sempre no mesmo lugar, seja qual for o motivo… mas entenda que esse lance de lugar fixo não existe na faculdade, ok?

E esse assunto já tem uma ligação direta com o assunto seguinte: Na faculdade não existe “turma do fundão”. Eu sei, algumas pessoas ficaram frustradas com isso, mas a real é que faculdade é seu primeiro passo na vida adulta de verdade, então alguns comportamentos de ensino médio não se aplicam na faculdade.

 pode confiar: quem tentar ser da “turma do fundão”, vai acabar sendo sufocado pela turma, porque o ritmo da maioria da sala vai ser outro e aí aqueles que ainda não entenderam o novo ritmo, vão acabar ficando deslocados na turma. Então se quiser um conselho sobre “turma do fundão”, o conselho é: esqueça que isso existiu e toca o barco!

Automaticamente, na faculdade você não deverá ver “bagunça”, “falatório”, “converseiro”… quem está na faculdade está com um propósito muito bem definido: a pessoa não vai por obrigação… vai porque precisa se especializar em uma área pra conseguir entrar no mercado de trabalho. Então vai ser muito incomum você vir algum tipo de bagunça na sala… a pegada é totalmente outra… os objetivos são totalmente diferentes.

Ah, só pra constar: Sempre tem um ou outro que acabou de sair do ensino médio e ainda tá achando que a faculdade é só uma continuidade da educação básica. Má notícia: não é. Você vai perceber que aqueles alunos que “causavam” no ensino médio, simplesmente perdem o espaço no ensino superior. Na faculdade, repito, o negócio é diferente. O cara que era o piadista da turma no ensino médio, será visto como o bobão dentro da sala de aula da faculdade.

Então já pega a dica: se você era o bagunceiro, conversador, brigão… comece a se adequar ao novo padrão da faculdade. No ensino médio isso fazia de você um cara descolado; na faculdade é diferente… todos vão achar que você é uma pessoa com severos níveis de demência e déficit intelectual.

Mas beleza… então você chegou na faculdade, no seu primeiro dia, escolheu um lugar qualquer pra sentar… e aí? E agora?

Ah, e se você estiver preocupado em saber se deve levar caderno pra faculdade, ou levar notebook pra faculdade, relaxa. Pode levar seu material de aula como você levava no ensino médio. Mesmo que você esteja fazendo um curso de computação, que em tese, é praticamente 100% em laboratório, eventualmente você pode querer anotar alguma coisa à mão, então é bom levar seu caderno, caneta, lápis, borracha… normal, ok?

Geralmente, na faculdade, você tem uma disciplina por dia. Em alguns casos, duas, mas é muito difícil ter mais que isso no mesmo dia. É bem diferente do ensino médio que você tinha 4, 5 professores no mesmo dia, né? Na faculdade você verá no máximo 2 professores por dia e ainda corre o risco de repetir o mesmo professor em dias diferentes, porque o professor pode dar aula em duas ou mais disciplinas da sua grade.

Cada instituição dá as suas regras sobre troca de sala, mas geralmente a turma tem uma sala fixa e vai passar o semestre inteiro ali. A propósito: enquanto no ensino médio você fecha um período ao final de cada ano, na faculdade, o fechamento é semestral, ok? Então já fica ligado: você não tem 12 meses pra aprender e correr atrás do prejuízo, você tem só 6 meses… dorme na selva não!

O professor da disciplina geralmente vai começar a aula apresentando o plano de ensino (que é um resumo do que será tratado no semestre). Eventualmente ele pode pedir que cada um se apresente, mas isso vai de cada professor. Particularmente acho isso um processo meio desnecessário, já que ninguém vai memorizar o nome de todo mundo logo de cara… prefiro ir conhecendo os alunos durante os primeiros dias de aula mesmo.

Depois de apresentar o plano de ensino, o professor vai iniciar a matéria. Alguns temas vão requerer que você tenha uma boa base do ensino médio e é aqui que você precisa ficar muito ligado: na faculdade o professor não pega na mãozinha pra caminhar com você… na faculdade, o professor passa a matéria, explica, mostra exemplos… mas se alguma base de conhecimento do ensino fundamental ou médio estiver fazendo falta pra você entender o assunto, cara… você vai ter que dar seus pulos e correr atrás pra pegar essa base, porque o professor da faculdade não vai explicar assuntos do ensino médio.

Isso significa que na faculdade você passa a ter mais autonomia. Muitas vezes, o professor vai só passar um tema e pedir que você faça uma pesquisa a respeito… o professor faz isso para testar o nível de autonomia da turma e ver se eles estão preparados para serem adultos de verdade ou se estão ainda no ritmo de ensino médio. Enquanto a turma se mostrar infantil, o professor vai continuar testando o nível de autonomia. Padrão.

E não é só a autonomia que é testada… a sua concentração também é. Sabe aquelas viajadas que você fazia no ensino médio? Pois é, se fizer isso na faculdade você corre sérios riscos de se perder dentro do conteúdo.

Então já pega a visão aí: foco e concentração total nas aulas, beleza?

Uma coisa que é bastante comum a alunos no primeiro dia na faculdade, é seguir alguns padrões do ensino médio. Isso é normal, afinal, todo mundo acabou de sair da educação básica e seguia um estilo de aula… mas no ensino superior, algumas coisas são diferentes.

Na faculdade, embora as aulas comecem em um horário determinado, elas podem, eventualmente, acabar mais cedo. Claro, o professor precisará cumprir a sua carga horária, mas se o conteúdo acabou 40 minutos antes do previsto, a aula se encerra… geralmente quando isso acontece, o professor dispensa a turma e fica à disposição pra tirar dúvidas sobre assuntos da disciplina.

E outra questão quanto ao horário é o seguinte: Existe um horário padrão de intervalo, mas o professor não precisa propriamente seguir à risca aquele horário, desde que haja um comum acordo com a turma. Por exemplo: Digamos que o professor está bem no meio de uma explicação e que se ele parar a explicação, a turma vai perder o fio da meada. O professor pode optar por continuar a aula até terminar a explicação atual e então liberar a turma pro intervalo. Isso é comum, ok?

E saca só essa informação aqui: Quando bater aquela vontade de ir ao banheiro, tomar água ou só dar uma saída, você não precisa pedir pro professor; é só sair e ir. Pronto.

Eu sei… esquisito isso, né? Mas na faculdade é assim mesmo. Na escola, o aluno é responsabilidade do professor, principalmente porque os alunos são menores de idade, logo, o professor precisa autorizar a circulação do aluno fora da sala de aula. Na faculdade a maioria dos alunos é maior de idade e estão na faculdade não porque é uma “lei” que estejam lá… eles estão porque querem estar, logo, não precisam pedir autorização para sair da sala a qualquer hora e quantas vezes desejar – mantendo-se o respeito e não atrapalhando a turma e nem a aula do professor, claro.

Isso é até algo positivo, pois nem sempre todos os alunos estão no mesmo ritmo de aprendizado; alguns preferem assistir o movimento do lado de fora da sala de aula, a assistir à aula do professor. Embora isso seja uma postura de ensino médio, nem todos os alunos atingiram o nível ideal de maturidade para perceberem isso. Esses alunos não precisam propriamente ficar se martirizando dentro da sala de aula. Basta sair e não vai ter nenhuma resistência a isso.

Durante as aulas, é importante que você seja participativo. Quanto mais participativo você for, mais chances tem de entender os assuntos da disciplina. Não confunda “ser participativo” com “ser chato”. Ser aquele aluno que a todo momento interrompe o professor para fazer comentários sobre o ciclo lunar e a extensão do intestino de marsupiais em acasalamento, não agregam em nada à turma nem à aula. Então não seja um aluno chato. Se for pra falar algo, que seja alguma coisa que agregue alguma informação ao assunto ou algo que esclareça sua dúvida ou a dúvida de colegas.

E nessa mesma linha: Cuidado para não ficar atropelando os colegas ou o professor. Eu sei que a sua ansiedade pra falar é grande, mas calma filhote… Ouça na hora certa… fale na hora certa; você não está mais no ensino médio, lembra?

No ensino médio, a eleição de um representante de turma é algo visto com desprezo…. ninguém quer ser representante, afinal, isso é coisa de nerd! Já na faculdade isso acaba sendo visto  com bons olhos. Os representantes de turma são os responsáveis pela comunicação entre a turma e os demais setores da instituição, bem como, com o corpo docente. A posição de representante é muito bem vista na faculdade, então se você tiver oportunidade, concorre para o cargo. Vale a pena. 

E como falamos de nerd, olha que virada brusca: se no ensino médio os nerds eram os “estranhos” da turma, na faculdade, os “nerds” são aqueles que realmente se dão bem e que acabam sendo os destaques. Na verdade, ser “nerd” é só um ensaio para que a pessoa seja um profissional de sucesso. Se você não é nerd, relaxa… tá em tempo de se transformar em um ainda na faculdade, só depende de você!

Em resumo, embora as regras e ritmo da faculdade sejam diferentes do ensino médio, você não precisa ter medo do primeiro dia na faculdade. É um dia de aula comum, porém em um novo patamar de estudos, que vai requerer muito mais concentração, muito mais empenho, muito mais esforço e muito mais maturidade pra conseguir seguir adiante e ter sucesso como um profissional depois de formado.

Assista a esse conteúdo no YouTube: PRIMEIRO DIA NA FACULDADE EM 2022: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Next Post

Previous Post

Deixe uma Resposta

© 2024 Professor Marcio Santos

Theme by Anders Norén