Professor Marcio Santos

Técnicas e Dicas de Estudo

COMO ESTUDAR FALTANDO POUCO TEMPO PARA A PROVA?

Como estudar faltando pouco tempo para a prova? Essa pergunta a maioria de nós já deve ter feito mas eu vou te mostrar que estudar por questões é uma das estratégias que mais funcionam neste caso.

No vídeo eu mostro em detalhes a forma que você deve fazer caso sua dúvida seja como estudar melhor (mesmo que você esteja estudando sozinho e em casa) e conseguir tirar boa nota nas provas, estudando menos e acertando mais questões.

Bom, bora lá. Vamos chegar no consenso de que você já perdeu o bonde e agora vai correr atrás do prejuízo. Então a primeira coisa é você entender que se está faltando pouco tempo pra prova, não vai adiantar você querer APRENDER nenhum assunto novo, isso vai ser praticamente impossível dependendo do seu prazo e da extensão da prova.

Se for uma prova de faculdade sobre UM TEMA específico, aí tudo bem. Mas se for uma prova como ENADE, ENCCEJA, ENEM, Prova de Concurso Público, aí o negócio complica, porque essas provas cobram questões de VÁRIOS temas e disciplinas diferentes e você não vai ter tempo hábil pra aprender alguma coisa nova e complexa em um curto espaço de tempo. Ponto, simples assim.

Por isso, eu vou te passar a melhor forma de você conseguir estudar pra prova faltando pouco tempo, que é estudando por questões. Essa técnica vai te ajudar a resolver a prova… não tô falando que você vai aprender de fato alguma coisa pro resto da vida, mas vai ao menos te ajudar a vencer a prova

REPITO: passar na prova não é o objetivo da aprendizagem, ok? Fica aí minha ressalva novamente pra você.

Bom, essa técnica de estudar por questões é muito usada em concurso público, mas também dá certo pra qualquer outro tipo de prova. A técnica consiste em você pegar provas anteriores e aplicar 4 conceitos: categorização, medição, filtragem, resolução. Pra cumprir as 4 etapas você vai precisar primeiro juntar várias provas anteriores e aí aplicar o passo a passo que eu vou te mostrar.

PASSO 1: CATEGORIZAÇÃO:

Você vai separar todas as provas por categorias de assunto. Isso vai variar muito de acordo com o seu curso e a sua prova, então vou dar um exemplo genérico aqui e vou usar como base, pessoas que cursam pedagogia e farão a prova do ENADE (lembrando que você pode aplicar a qualquer tipo de prova, beleza?).

E detalhe: Toda prova é tendenciosa. isso é padrão! Não importa o tipo de prova, algumas categorias de conhecimento sempre são mais cobradas que outras, então por isso que é fácil de você separar por categorias, porque sempre tem um rol de assuntos que a banca, o examinador, o professor, vai dar mais preferência em cobrar, pois eles sabem que aquele conjunto de assuntos é mais útil no seu dia a dia profissional, sacou?

PASSO 2: MEDIÇÃO:

Beleza, agora que você já viu na planilha quais  as questões que têm mais tendência de cair, é só direcionar os estudos para o local certo. É claro que devido ao seu prazo pra estudar, você vai focar seus esforços naquelas categorias de questões que têm mais chances de cair. Se ao final sobrar tempo, beleza, dá uma revisada nas demais categorias… mas se não sobrar tempo, cara, foca naquelas categorias de questões que você sabe que têm mais chances de serem cobradas, beleza?

Tendo encontrado as categorias prioritárias na planilha, você vai MEDIR o seu nível de conhecimento naquele assunto. ATENÇÃO: O foco aqui não é você responder as questões ainda, mas sim, MEDIR como está o seu conhecimento naquele tema. Então você só vai ler o conteúdo das questões, nada a mais.

Essa medição é basicamente assim: você vai ler a questão né, o enunciado, e vai ver se aquele assunto é familiar pra você. Se o assunto for familiar, então você lembra dele.

PASSO 3: FILTRAGEM:

O processo de filtragem deve ser feito quando um tema é totalmente desconhecido pra você.  Mesmo que seja um tema prioritário, talvez não dê tempo de você estudar. Então nesta etapa de filtragem, você vai separar aqueles temas que você conhece e aqueles que você não conhece… afinal, pode ter sido um assunto que passou batido pra você, ou você faltou na aula, ou o professor não explicou, enfim… O importante aqui é você conseguir separar aqueles temas que você sabe ao menos do que a questão está falando e aqueles temas que você não faz a menor ideia sobre o que tá sendo tratado ali.

Essa filtragem é importante pra você conseguir organizar a ordem em que você vai responder as questões na etapa seguinte, porque se o seu intuito é estudar por questões e quer saber como estudar pra prova faltando 1 mês, 1 semana, 2 dias, então esta é a melhor alternativa.

Essas questões que você nem sabe do que se tratam, não vão ser descartadas, beleza? Você vai deixar elas reservadas aí pro final do processo de estudos. Caso sobre algum tempo, aí você cai de cabeça nesses temas desconhecidos, estuda o máximo que der e tenta memorizar o que conseguir.

PASSO 4: RESOLUÇÃO:

Veja que só agora você vai começar a resolver as questões das provas anteriores. Estudar é assim… você não vai de cara no conteúdo… tem que se preparar, se planejar, se organizar… sem essa organização você não vai NUNCA conseguir estudar melhor.

Nessa etapa de resolução das questões você já vai ter em mãos:

  1. As questões que mais caíram em provas anteriores e que você conhece o assunto
  2. As questões que mais caíram em provas anteriores mas você não conhece o assunto
  3. As questões que caíram pouco em provas anteriores

A sequência que você vai fazer para estudar por questões é exatamente esta: As que mais caíram e você conhece o tema; as que mais caíram e você não conhece o tema; as que menos caíram.

Assista a esse conteúdo no YouTube: COMO ESTUDAR FALTANDO POUCO TEMPO PARA A PROVA?

Next Post

Previous Post

Deixe uma Resposta

© 2024 Professor Marcio Santos

Theme by Anders Norén