Professor Marcio Santos

Técnicas e Dicas de Estudo

TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: O QUE SÃO E QUAIS OS 8 (10) TIPOS?

Inteligência é algo que se aprende e com um detalhe: ser inteligente é questão de prática. Neste vídeo você vai entender como usar a teoria das inteligências múltiplas a seu favor e sem sofrimento. garanto que até o final do vídeo você vai conseguir encontrar o caminho para se tornar uma pessoa mais inteligente.

Fala filhote, professor Márcio Santos aqui.
O tema de hoje é quanto às inteligências múltiplas – os 8 tipos de inteligências, de acordo com Howard Gardner.

Seguinte, existe uma falsa verdade que rodeia qualquer pessoa, desde que o mundo é mundo: Que uma pessoa nasce predestinada a ter um mesmo nível de inteligência e que durante sua vida, nada que ela faça, poderá mudar isso. Cientificamente falando, alguns fatores genéticos podem até influenciar na inteligência de uma pessoa, mas no geral, a inteligência é algo que se aprende, se cultiva e se domina no decorrer da vida…. então fica comigo até o final que eu vou te explicar tudo o que você precisa fazer para aumentar sua inteligência.

DE ONDE SURGIU A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS?
O Pai desta teoria é o psicólogo Howard Gardner – embora os primeiros estudos massivos sobre inteligência tenham sido feitos por Alfred Binet em 1900. No livro “Estruturas da mente”, publicado por GARDNER, em 1983 – é este que está aparecendo aqui ao lado e também tem o link dele na descrição – o psicólogo lista 7 tipos de inteligências:

  • Inteligência Linguística
  • Inteligência Musical
  • Inteligência Lógica/Matemática
  • Inteligência Visual/Espacial
  • Inteligência Corporal/Cinestésica
  • Inteligência Interpessoal
  • Inteligência Intrapessoal

Mais adiante, GARDNER propôs novas dimensões de inteligência:

  • Inteligência Naturalista
  • Inteligência Espiritual
  • Inteligência Existencial

Assim, surgiu a teoria das Inteligências múltiplas, que diferente daquilo que estamos acostumados a vivenciar nas escolas, não limita o indivíduo e nem o testa ou compara de acordo com suas aptidões, mas sim, dá a ele, a capacidade de evoluir cada vez mais dentro do seu próprio rol de inteligência.
Nas escolas, tradicionalmente somos induzidos a acreditar que duas grandes ciências são as que se sobressaem às demais: a linguística e a matemática.

E pra você ver como isso é verdade, tente lembrar dos alunos que sempre tiravam as melhores notas de sua turma. Essas notas estavam, geralmente, atreladas à Língua portuguesa ou à matemática, certo? Você se lembra dos alunos que eram feras em Geografia? E em história? Lembra-se de algum aluno que era aplaudido nas pela direção por ter feito uma caricatura perfeita na aula de artes?

Pois é… a escola nos ensinou que inteligência é só LINGUÍSTICA E MATEMÁTICA. Tudo o que passar disso é simplesmente mero cumprimento de currículo escolar… mas Gardner nos mostra o contrário. Ele nos mostra que um indivíduo inteligente, na verdade, domina todo um rol de inteligências, categorizadas naquela listinha que eu passei agora a pouco para você. A linguística e matemática tornam-se apenas duas das 10 áreas de inteligência que existem.

INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA OU VERBAL
Quem tem este tipo de inteligência, tem MUITA facilidade em lidar com as palavras… tem boa comunicação, se expressa com clareza, fala e escreve muito bem. Geralmente faz resumos que conseguem condensar grandes ideias em poucos parágrafos e também procuram sempre minimizar a complexidade de uma explicação.
Embora não seja regra, mas pessoas com inteligência linguística acabam gostando bastante de ler livros, jogar RPG, fazer passatempos como caça-palavras, enfim.. já como profissão, é bastante comum que essas pessoas achem seu lugar ao sol em segmentos que lidam diretamente com a comunicação, como jornalismo, TV, Educação, editoração e por aí vai… tudo que lide diretamente com comunicar ideias. Só a nível de exemplo, Shakespeare foi uma pessoa com inteligência linguística muito apurada.

INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
O nome já entrega, né? É aquela pessoa que tem habilidade com números, cálculos, fórmulas, equações… Assim como a inteligência linguística, a matemática fica no rol das disciplinas “tradicionais”, conhecidas como únicas formas de se medir a inteligência de uma pessoa.
Geralmente pessoas que dotadas de inteligência logico-matemática, são um pouco mais introspectivas e gostam de fazer coisas que dependam basicamente de seu raciocínio, como jogar Xadrez, resolver quebra-cabeças, desvendar mistérios, ficar no computador pesquisando, enfim… indiretamente, isso faz com que boa parte das pessoas com este tipo de inteligência, tenha facilidade com áreas como computação, informática, estatística.

INTELIGÊNCIA MUSICAL
Pois é, filhote… tá ligado aquele seu amigo que toca qualquer instrumento? Se der uma folha de papel higiênico o cara é capaz de tocar uma sinfonia? Pois é… possivelmente ele tem a INTELIGÊNCIA MUSICAL muito apurada. E não significa apenas que a pessoa saiba tocar instrumentos, mas ela consegue identificar padrões de sons e geralmente gosta de cantar, assobiar, participar de corais, teatro, enfim… Essas pessoas têm grande facilidade de ingressar em carreiras musicais como produtores, cantores, DJs, e por aí vai… Quer dois nomes que se destacam com este tipo de inteligência? Que tal Beethoven e Mozart?

INTELIGÊNCIA NATURALÍSTICA
Você conhece ou já conheceu alguém que tinha uma ligação muito forte com a natureza? Essas pessoas são dotadas de inteligência naturalística e por isso acabam tendo muita facilidade na identificação de plantas, animais, espécies… e assim, a pessoa GOSTA MESMO da natureza… eles vêem uma jararaca de 1 metro e meio e ficam apreciando a beleza do animal… eu já sairia correndo sem esperar o dia de amanhã! (sacou aí que não tenho a inteligência naturalística muito apurada, né?). O legal é que pra quem tem esse tipo de inteligência, o passatempo preferido é justamente estar em contato com a natureza: fazendo trilhas, passeando com o cachorro, cuidando do jardim… e sem contar que a pessoa está bem propensa a conseguir emprego como biólogo, ecologista, geólogo, geógrafo (ou professor de alguma dessas áreas… mas no final eu vou te contar um segredo sobre pessoas que têm inteligências múltiplas e uma pequena confusão que elas cometem… segura aí, filhote, calma… guenta a ansiedade!). Grandes nomes da história como Darwin, tiveram esse tipo de inteligência.

CORPORAL – CINESTÉSICA
Quem tem este tipo de inteligência, utiliza o próprio corpo para resolver problemas, ou geralmente usa o corpo como ferramenta de trabalho; um exemplo, são os atletas e dançarinos. A propósito, você já reparou que na escola, o aluno que manda bem em matemática não é nenhum Cristiano Ronaldo no futebol? E ao contrário, a lógica é a mesma. Eu mesmo, em minha época de escola, nunca fui nenhum atleta muito requisitado pra compor times não… mas de contrapartida, era o centro das atenções nas aulas de língua portuguesa e matemática.

INTELIGÊNCIA ESPACIAL
Já ouviu aquela frase: “Você não tem noção de espaço”? Pois é.. quando alguém fala isso, na verdade está dizendo que a pessoa não tem inteligência espacial… que a pessoa não consegue se orientar dentro de um determinado espaço ou em um mapa; que não sabe estimar, por exemplo, se um carro caberá em uma vaga do estacionamento até perceber que bateu no carro de trás. Quem tem muito bem este tipo de inteligência, são os arquitetos, engenheiros, designers (que trabalham muito com a questão de proporções e combinações)…
CURTIR
Uma das características de quem tem essa “noção de espaço”, é a pessoa conseguir calcular que a distância do mouse até o botão de curtir é bem pequena… e só quem tem inteligência espacial vai clicar AGORA em curtir esse vídeo hein! Pô, dorme na selva não, filhote! Ajuda o canal do tio a crescer e chegar a mais pessoas, fechou?

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
É aquela pessoa que tem o “dom” de ser o ombro amigo na hora que a gente mais precisa. É o ouvinte, o conselheiro, o guia… Ele está pronto para ajudar a resolver os problemas dos outros quando é requisitado! Ah, e geralmente acaba sendo um excelente membro de equipe ou grupo de trabalho ou estudos, além de ser um excelente líder de equipe. basicamente todas as profissões que envolverem contato de pessoa com pessoa, aquele que tiver inteligência interpessoal se sairá muito bem!

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL
De contrapartida, que possui a inteligência INTRAPESSOAL, é aquele camarada bem-resolvido. Dono de si, autodidata, autônomo em suas ações e decisões. São excelentes líderes e geralmente têm um perfil empreendedor, mas se dão muito bem em cenários diversos e geralmente atual em áreas voltadas à psicologia e afins.

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
Gardner dizia que este tipo de inteligência une a inteligência lógica (matemática) com a emocional a fim de transcendê-las para melhorar nosso conhecimento e conexão com outras pessoas. Independente de suas crenças, a inteligência espiritual tem muito mais a ver com o altruísmo do que com religião. Quando você descobre o que é ser altruísta, você está lapidando a sua inteligência espiritual.

INTELIGÊNCIA EXISTENCIAL
Ela é meio que um complemento da inteligência naturalística. Em algum momento você já se perguntou: De onde viemos? para onde vamos? Existe vida após a morte? Alienígenas existem? Essas perguntas comprovam que você tem a inteligência existencial, que consiste basicamente em ter o senso de curiosidade sobre o porquê de existir e qual o sentido da vida. É importante ressaltar que aqui não se aplicam dogmas, crenças ou religiões, mas sim, o simples desejo de ter respostas sobre o universo e nossa contribuição dentro de um todo.

COMO SABER QUAL OU QUAIS SÃO MINHAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS?
Primeiro: Não existe fórmula mágica. Você deve averiguar seu comportamento como pessoa e ver qual dessas inteligências você detém. É importante ressaltar que uma mesma pessoa pode pode ter vários tipos de inteligência – por isso são múltiplas. Veja, por exemplo, se na escola você teve dificuldade com esportes, mas facilidade em língua portuguesa; ou se teve facilidade na aula de Geografia e dificuldade em matemática. Reveja este vídeo para repassar os pontos característicos de cada tipo de inteligência e definir qual ou quais são aquelas que você é detentor.

E QUANTAS INTELIGÊNCIAS CADA PESSOA PODE TER?
Todas, ué! O segredo está em saber que você pode ter todas as inteligências, embora algumas acabem se sobressaindo a outras. Quando você entende que ser inteligente não é só dominar Português e Matemática, você expande seus horizontes para novas formas de inteligência. A grande verdade é que não existe gente “burra”. Existe gente trabalhando a inteligência errada. Sou favorável que todos dominem todas as inteligências, mas se uma inteligência especificamente, te causa pânico, domine apenas o BÁSICO dela e parta para outras inteligências mais ligadas ao seu perfil.

ninguém precisa ser um matemático. Ninguém precisa ser um linguista… da mesma forma que ninguém precisa ser o melhor jogador de futebol da escola.

O ideal é você procurar desenvolver o máximo de inteligências que conseguir… mas se alguma inteligência se mostrar um desafio enorme, aprenda o básico dela para ser o mais completo possível, e direcione seus esforços a outras inteligências mais adequadas ao seu perfil. Isso vai fazer de você uma pessoa melhor e vai te deixar menos frustrado quando não conseguir desempenhar com total excelência determinada tarefa.
Assim, pra você aumentar a sua inteligência, primeiro descubra qual dessas 10 inteligências múltiplas você domina… passe a cultivá-las para que elas permaneçam sempre em constante evolução… e tente ver quais inteligências você tem maior dificuldade em obter, pois quando você identifica seus pontos fracos, fica mais fácil de descobrir meios para combatê-los e vencê-los.

Assista a este conteúdo no Youtube: TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: O QUE SÃO E QUAIS OS 8 (10) TIPOS?

Next Post

Previous Post

Deixe uma Resposta

© 2024 Professor Marcio Santos

Theme by Anders Norén